Meu nome é Matheus Cunha, natural de Belém, Pará e residente na mesma, sou discente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará cursando o 5º semestre e atuando principalmente nas áreas de Direção, Edição e Fotografia.
Fotógrafo profissional há cerca de nove anos, encontrei minha identidade artística a partir do ingresso no curso de Cinema, já que comecei a atuar mais ativamente nas grandes áreas artísticas e me abrir mais como artista independente.
Desde o início da carreira tenho formado um acervo com produções das mais diversas mídias entre elas, curta-metragens, videoclipes, videoartes e na cobertura de eventos sociais. No cinema universitário independente trabalhei em alguns projetos coletivos como Aquário, 2017, no qual fui diretor, Aboreal, 2018, no qual fiz a edição e direção artística e o mais recente Manoel, O Porteiro Quase Aposentado, 2019, onde fui Diretor de Fotografia juntamente com a cineasta Mariana Moraes. Na publicidade trabalhei na campanha política de Silvia Letícia em 2017 produzindo vídeos e conteúdo para social media, Estive por cerca de um ano como editor geral na empresa Galileu Concursos e atualmente produzo conteúdo videográfico independente para a instituição Esamaz.
Academicamente, estive dentro de alguns projetos da Faculdade de Artes Visuais como na Revista Chuva de Cinema, projeto de extensão do curso de Audiovisual da UFPA, onde gerenciava as mídias sociais realizando vídeos de forma geral e atuei como membro da equipe técnica do Projeto 4/2 em 2019. Trabalhei como voluntário em projetos de audiovisual com crianças da Escola de Aplicação da UFPA, no Espaço Cultural Nossa Biblioteca e no Projeto Amigos da Escola, realizado no interior da cidade de Bujaru, no Pará. Em fevereiro de 2020 fui diretor do vídeo promocional da II Convenção das Themonias, evento que aconteceu em Belém do Pará em virtude do Pré Carnaval.
Atualmente sou parte do Coletivo Artístico Independente Arte Wá, um grupo formado por artistas brasileiros das mais diversas vertentes artísticas fundado no mês de Novembro de 2019 por mim e mais três amigos. Nossa comunidade busca unir todos os artistas através de sentimentos e vivências únicas. Com parcerias que vão de Belém, à Brasília, à São Paulo e até ao Ceará nossa arte une pessoas, culturas e dialetos.
Por fim, neste período de isolamento tenho feito vídeos de culinária, vídeo-poesias, videoclipes, e artes plásticas, tudo assinado como Arte Wá, feito de forma coletiva e a distância, fazendo a conexão que a arte, de certo modo, exige. Necessitando entender as emoções dos outros e conseguir se conectar a elas de forma genuína usando a empatia como principal ferramenta.
Texto Ícaro Santos
CertificaÇÃO
FOTOGRAFIA EDITORIAL DE MODA
DOMESTIKA 2020
DIREÇÃO DE PEÇA AUDIOVISUAL CONCEITUAL
DOMESTIKA 2020
INTRODUÇÃO A DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA EM FILMES
DOMESTIKA 2020
TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO PARA DESBLOQUEAR A CRIATIVIDADE
DOMESTIKA 2020
DESENHO ILUSTRADO DE PERSONAGENS E CRIAÇÃO DE MUNDOS
DOMESTIKA 2020